
Os fatos mais destacados:  

Em 1º de outubro, na rodovia nacional Falcón-Zulia foi danificado o veículo em que viajavam os 

repórteres do jornal Noti Falcón. A jornalista Mariangela García foi ferida no peito e nos braços, 

depois de um distúrbio envolvendo pessoas que protestavam contra a falta d’água. 

Em 11 de outubro, a equipe do portal on-line Crónica Uno, constituída pelo repórter Héctor 

Antolínez e pelo fotógrafo Luis Morillo, foi ameaçada por membros da Guarda Nacional Bolivariana 

(GNB) que os obrigaram a apagar o material de um protesto ocorrido na vice-presidência. 

Em 15 de outubro, criminosos roubaram equipamento técnico da emissora Mega Hertz 96.5 FM em 

Biruaca, Apure. Eles roubaram todos os dispositivos das salas de transmissão e de entrevistas. 

Em 16 de outubro, em Maracay, cerca de 20 pessoas invadiram para roubar o galpão onde o jornal El 

Siglo armazena materiais e equipamento. "Levaram equipamento e suprimentos imprescindíveis (...) 

pondo em risco a impressão." 

Em 18 de outubro, bandidos saquearam as instalações da Associação Nacional de Jornalistas em sua 

filial de Barcelona, Anzoátegui. Eles roubaram computadores, copiadoras, CPU, rádio, laptop, vídeo, 

protetores contra surtos de energia, lâmpadas e duas resmas de papel. 

Em 23 de outubro, Jesús Gil, chefe da emergência do Hospital Universitário Dr. Manuel Nuñez Tovar, 

em Maturín, impediu o trabalho dos repórteres do jornal La Prensa de Monagas e do El Periódico de 

Monagas. Tentavam cobrir as consequências da falta d’água neste centro assistencial. 

Em 31 de outubro, um funcionário do Corpo de Pesquisas Científicas, Penais e Criminais (CICPC, em 

espanhol), sem identificação visível, intimidou a equipe de reportagem do site Prensa Alternativa em 

Cumaná, enquanto ela cobria um protesto de funcionários do governo regional. O policial os 

ameaçou com uma arma de fogo. 

Em 4 de novembro, bandidos roubaram as instalações da emissora de rádio Class 98.7FM, em 

Cojedes. Esta é a quarta vez que roubam este meio de comunicação. Roubaram as conexões das 

antenas da Directv com a rede da Unión Rádio. 

Em 8 de novembro, a Direção Geral de Contra Inteligência Militar (DGCIM) deteve, em Tumeremo, o 

fotógrafo do Diario Primicia, Wilfredo Álvarez. Enquanto ele fotografava a sede do CICPC, o puseram 

em uma Van, o algemaram, apagaram as fotos e tiraram a lente de sua câmera antes de soltá-lo. 

Em 9 de novembro, os repórteres de Amavisión, Venevisión, El Pitazo, Autana 90.9, Waka Noticias, 

Marawaka e Unión Radio, foram impedidos de cobrir a visita do chefe do Comando Estratégico 

Operacional das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (CEOFANB), Remigio Ceballos, em Puerto 

Ayacucho. 

Em 14 de novembro, tropas irregulares entraram na Universidade de Carabobo e roubaram o celular 

do repórter Dayri Blanco, correspondente de Caraota Digital e tentaram tirar a câmera da equipe da 

Globovisión durante a cobertura das eleições no centro estudantil. 

Em 19 de novembro, dois assaltantes armados roubaram todos os equipamentos de Ofni Carreño, 

fotógrafo do diário El Oriental de Monagas e de Jhonny Ulloa, jornalista do mesmo jornal e 

correspondente do canal de televisão Globovisión. O incidente ocorreu no setor de Los Cocos de 

Matutín, quando terminavam seus trabalhos. 



Em 22 de novembro, registrou-se o roubo de equipamentos de transmissão da rádio Fe y Alegría 

97.5 FM em Barquisimeto, ocorrido durante a madrugada. Levaram: Um PC auxiliar, dois monitores 

de plasma, o processador de áudio e um micro-ondas. A rádio saiu do ar temporariamente. 

Em 23 de novembro, as emissoras Frontera 91.9 FM e Periquera 101.7 FM, de Guasdualito, no 

estado de Apure, ficaram fora do ar após um roubo nas instalações da estação transmissora comum 

às duas rádios, levando os transmissores, os cabos de transmissão e os aparelhos de ar 

condicionado. 

Em 26 de novembro, o chefe da CEOFANB, Remigio Ceballos, impediu Edwin Urdaneta, 

correspondente do portal na web El Pitazo, de cobrir as suas declarações. Um funcionário perguntou 

o nome do jornalista, conduzindo-o até a saída da ADI 114, em Santa Barbara #Zulia, e informando 

que a "sua mídia não poderia estar presente." 

Em 27 de novembro, Zulma López, jornalista do portal na web Analitica.com foi ameaçada por uma 

tropa da inteligência militar enquanto fazia a cobertura de uma fila para gasolina em San Cristóbal, 

no estado de Táchira. O policial se aproximou do veículo de López com a intenção de praticar algum 

dano, que não teve sucesso. 

Em 29 de novembro, Franklin Rodríguez, um repórter do El Tubazo Digital, em Valle de La Pascua, 

Guárico, foi verbalmente agredido por Aquiles Lugo, coordenador da Escola de Medicina da 

Universidade Rómulo Gallegos (UNERG). 

Em 6 de dezembro, Gregoria Diaz, jornalista da mídia digital Chronicle e delegada do Sindicato 

Nacional de Trabalhadores da Imprensa, foi expulsa das instalações da Corposalud em Maracay, no 

estado de Aragua, enquanto tentava recolher informações sobre casos de difteria no estado. 

Nesse mesmo dia, na seção eleitoral do CEIS Ciudad de Coro, funcionários do Plan República 

dificultaram os trabalhos de reportagem ao não permitir que se tirassem fotos. 

“Tira fotos deles e manda para o SEBIN”, ordenou um militar do Plan República, referindo-se aos 

correspondentes de imprensa Alfredo Morales, Carmen Pecorelli e Gregoria Díaz, enquanto faziam a 

cobertura do processo eleitoral no Liceu Agustín Codazzi em Maracay, no estado de Aragua. 

Em 15 de dezembro, um homem, que se identificou como funcionário da PDVSA, expulsou com 

violência e tentou impedir o trabalho dos correspondentes das emissoras VPI TV e TVV Noticias em 

Zulia, Gerard Torres e María Quintero, quando registravam a fila no posto de gasolina de Los 

Quinteros, em Maracaibo. 

Em 9 de janeiro, o prefeito José Rivas, de Tinaco, no estado de Cojedes, atacou o jornalista 

Alexander Olvera, de El Pitazo. Em um programa de rádio, ele o chamou de fascista e vendido aos 

imperialistas. Ele fez as mesmas acusações contra jornalistas da emissora Class98.7FM. 

Nesse mesmo dia, dois oficiais da Polícia Regional de Zulia ameaçaram Nataly Ángulo, de El Pitazo e 

do diário La Verdad Web de tirar seu telefone se não parasse de gravar o protesto feito por camelôs 

do mercado Las Pulgas, em Maracaibo. 

Um veículo blindado da GNB tentou atropelar a jornalista Madelyn Palmar, correspondente de 

Venezolano News e de Unión Radio, enquanto cobria os protestos de vendedores ambulantes no 

centro de Maracaibo. Os funcionários atiraram o veículo em cima dela e jogaram pedras. 

Funcionários do SEBIN impediram o ingresso na Venezuela, pelo Aeroporto Internacional Simón 

Bolívar, do repórter dinamarquês Kristoffer Toft, colaborador de Caracas Chronicles. 



Em 10 de janeiro, agentes da polícia de Lara dispararam contra o repórter fotográfico Julio 

Colmenarez, do diário El Informador, enquanto cobria a passeata contra Maduro na Avenida 

Venezuela, em Barquisimeto. 

Em 12 de janeiro, uma comissão mista da GNB e da Polícia Nacional Bolivariana (PNB), a cargo do 

tenente García, invadiu a casa da jornalista Yusbeyris Letibel no setor de Vista Alegre de San Félix, no 

estado de Bolívar. A jornalista havia relatado um confronto entre moradores e autoridades. Durante 

sua detenção arbitrária, ela foi espancada e ameaçada de morte, embora liberada horas depois. 

Em 13 de janeiro, as jornalistas Osmary Hernandez e Beatriz Adrian, da CNN e Caracol Noticias, 

foram detidas por funcionários da SEBIN na sede da Praça Venezuela. Eles removeram seus 

pertences, que foram confiscados, e elas foram gravadas e fotografadas desde o momento de sua 

prisão. 

Em 16 de janeiro, a equipe da Radio Fe y Alegría foi ameaçada pelo vice-almirante Edgar López, 

comandante da ZODI 61, que ordenou sua remoção na cobertura da procissão da Divina Pastora. Um 

cinegrafista, um assistente e o repórter Abner Ramos foram envolvidos. 

Em 17 de janeiro, um grupo pró-governamental no estado de Mérida agrediu e perseguiu os 

correspondentes Violeta Santiago do portal da web El Pitazo; Leonardo Rodríguez da ULA TV e Ritmo 

99 FM, e Elvis Rivas do canal de televisão Globovisión. Eles foram agredidos por apoiadores do 

governo durante a instalação da Câmara Legislativa do município. 

Em 21 de janeiro, o repórter Joan Camargo do portal da web Caraota Digital foi detido enquanto 

cobria os confrontos e insurreição militar no destacamento do bairro de Cotiza, em Caracas. Ele foi 

libertado, mas o Comando Nacional de Combate a Extorsão e Sequestro deletou o material do seu 

computador. 

O jornalista Luis Carlos Parada ficou ferido a tiros em uma perna enquanto cobria um confronto 

entre moradores de Cotiza e autoridades da GNB na região. 

As tropas da GNB obrigaram as equipes de reportagem da NTN24 e da agência EFE a apagar o 

material que coletaram durante os confrontos no bairro de Cotiza, em Caracas. 

Em 23 de janeiro, após uma passeata nacional e a proclamação de Guaidó como Presidente Interino, 

muitos jornalistas foram agredidos, alguns detidos e outros forçados a apagar imagens e declarações 

de seus celulares. 

Em 24 de janeiro, Maduro ameaçou retirar concessões para mídia de rádio. César Miguel Rondón foi 

censurado em seu programa diário Circuit Exitos, sendo-lhe negada a oportunidade de comentar as 

ocorrências de 23 de janeiro, que fizeram manchetes em todo o mundo. 

Em 27 de janeiro, o jornalista chileno Jose Antonio Mene denunciou que militares o ameaçaram de 

reter o passaporte se ele não saísse das proximidades do Palácio de Miraflores, onde buscava 

declarações de simpatizantes de Nicolas Maduro. 

Foram retirados do ar os programas "Aragua Defiéndete", transmitido há mais de 25 anos pela Rádio 

Aragua 1010 AM, e "El Periódico con los Vecinos", transmitido pela estação Tu Preferida 104.5, de 

Maturín. 

Em 28 de janeiro, ameaçada pela Comissão Nacional de Telecomunicações, a rede Circuito Radial 

Éxitos tirou do ar o programa de César Miguel Rondón, além dos jornalistas Luis Carlos Díaz, Adriana 



Núñez e Lila Vanorio. “Não se trata de autocensura, foi censura pura e simples o que nos silenciou”, 

escreveu Rondón, que irradiava seu programa de Miami, desde que abandonou o país. 

Em 29 de janeiro, tomou-se conhecimento não oficialmente de que existe uma ordem de captura 

contra o jornalista e fotógrafo independente Germán Dam, por haver publicado informações 

relativas às juízas encarregadas dos processos das pessoas detidas por protestos em Ciudad 

Guayana. 

Em 31 de janeiro, repórteres da EFE detidos em Helicoide foram enviados ao Serviço Administrativo 

de Identificação, Migração e Estrangeiros para deportação. Foram deportados os colombianos 

Leonardo Muñoz e Maurén Barriga Vargas, além do espanhol Gonzalo Dominguez. 

O embaixador da França em Caracas informou que ele estava no aeroporto com os jornalistas 

franceses Pierre Caillet e Baptiste des Monstiers, presos no país em 29 de janeiro. 

Em 1o de fevereiro, o jornalista turco Emin Ozmin e o fotojornalista venezuelano Hirsaid Gómez 

foram detidos na localidade Parroquia 23 de Enero por grupos civis que, depois de roubá-los, os 

entregaram ao Serviço de Inteligência Bolivariana. 

Em 3 de fevereiro, Tomás Sierra, apresentador de “El Pentagrama Musical”, na rádio Tremenda 

102.3FM de #SanJuan, denunciou que pelo menos 15 funcionários das Forças de Ações Especiais 

estiveram no teto e no pátio da sua casa. No dia anterior, ele fez comentários em favor da ajuda 

humanitária. 

Em 5 de fevereiro, a Comissão Nacional de Telecomunicações ordenou que tirassem do ar os dois 

programas de opinião transmitidos simultaneamente pela Monagas Visión e rádio Sonora: “La 

Verdad Radio TV” e “Al final de la tarde”, apresentados por Estrella Velandia e Freddy Marcano, 

respectivamente. 

Em Cumaná, o canal regional Telesol tirou do ar o programa “Hablando Claro", apresentado pelo 

diretor Paúl Elguezabal e produzido e editado pelo jornalista José Rengel. A diretoria alegou pressões 

do governador Edwin Rojas, segundo José Rengel. 

Em 6 de fevereiro, por ordem da Comissão Nacional de Telecomunicações, retiraram "Contra La 

Corriente” da programação da emissora VEA 100.7, no estado de Falcón, após muitos anos de 

transmissão ininterrupta pela estação. 

Em 8 de fevereiro, Carlos Eduardo Ramírez, fotógrafo da Agência Reuters, foi abordado por tropas 

da GNB na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, que o obrigaram a deletar as fotos da 

militarização na ponte de Tienditas. 

Saíram do ar cinco programas de viés informativo e de opinião, transmitidos por emissoras do 

estado de Nueva Esparta. Esta decisão foi tomada pelas estações Señal 94.9 FM do circuito de Unión 

Radio e Reina 96.7 FM, após reuniões com a Comissão Nacional de Telecomunicações. 

A jornalista Rayli Lujan foi detida por membros da GNB na ponte Simón Bolívar, na fronteira entre a 

Venezuela e a Colômbia, enquanto ela cobria a remoção de vendedores ambulantes na região. Ela 

foi solta após ser obrigada a deletar o material. 

Índios pemons mobilizados na estrada que comunica Santa Elena de Uairén com o Brasil não 

permitiram reportagens no local e deletaram as fotos feitas pela jornalista Glorimar Fernández do 

confronto com o Exército. 



Em 12 de fevereiro, o repórter fotográfico colombiano Luis Bernardo Cano foi detido por membros 

da GNB em San Antonio del Táchira. Ele foi levado para o comando da tropa na localidade fronteiriça 

e obrigado a deletar o material da sua câmera. 

Em 13 de fevereiro, membros da GNB e do Serviço Bolivariano de Inteligência levaram os 

equipamentos de transmissão da emissora Rumbera Network Yaracuy 106.5FM. O operador Rafael 

Villanueva ficou detido. A Comissão Nacional de Telecomunicações iniciou um processo contra o 

programa de Luis Parra, deputado pelo PJ. Levaram o console, computador, microfones e 

processador de áudio do seu estúdio. 

Em 15 de fevereiro, a Comissão Nacional de Telecomunicações notificou a Televisora Nacional 

Globovisión que abriu uma investigação porque o jornalista Dereck Blanco chamou Guaidó de 

Presidente Encarregado. 

Em 18 de fevereiro, por ordem do prefeito do município de Arismendi, no Estado de Sucre, foi tirado 

do ar o programa de opinião “La Voz Nivaldina”, que era apresentado pelo locutor Carlos García e 

transmitido às quartas-feiras na rádio 103.7FM, em Río Caribe. 

Em 20 de fevereiro o portal na web de El Estimulo e todos os seus produtos digitais sofreram um 

ataque cibernético. Os portais de informação konzapata e alnavio.com também relataram que 

sofreram um ataque cibernético. 

A jornalista Fabiola Niño, da EVTV Miami e CaracolTV, foi detida pela Guarda Nacional Bolivariana 

(GNB) em San Antonio del Táchira, na fronteira com a Colômbia. Eles tiraram o seu telefone celular e 

deletaram todo o material gravado até então, soltando-a em seguida. 

Luzdary de Pablos, uma repórter da agência AP, foi detida por membros da Guarda Nacional em um 

posto de controle policial situado em Capacho, na fronteira com a Colômbia. Depois de examinar o 

veículo dirigido pela jornalista, deixaram ela seguir. 

Em 21 de fevereiro os jornalistas Luzdary de Pablos, Fabiola Niño, Luis Bernardo Cano, Rayli Luján, 

Lucía Newman, Ricardo López e Amparo Rodríguez foram detidos enquanto trabalhavam em 

Táchira. Deletaram seus materiais. 

Em 22 de fevereiro, as operadoras por subscrição DirectTV, Intercable e Supercable tiraram do ar os 

sinais da NatGeo e Antena 3, durante a transmissão do concerto Venezuela Aid Live. 

Em 23 de fevereiro, o canal de notícias VPITV denunciou o assalto sofrido pelo repórter Gregory 

Jaimes e seu cinegrafista David Guacarán, tirando seus equipamentos de transmissão ao vivo, 

durante os atos para travessia de ajuda humanitária em Cúcuta, na Colômbia. 

Paramilitares (conhecidos como ‘colectivos’) armados em San Antonio del Táchira atacaram e 

roubaram a equipe de reportagem da Venevisión. 

A DirecTV tirou do ar o 708, 24Horas de Chile, que transmitia a situação na fronteira e travessia da 

ajuda humanitária. 

O jornalista Lenín Danieri foi ferido a bala em Ureña, Táchira, enquanto dava cobertura à entrada de 

ajuda humanitária na Venezuela. Várias reportagens relatam que a operadora pública de serviço de 

Internet CANTV bloqueou na Venezuela o portal El Tiempo da Colômbia. 

A jornalista sueca Annika H Rothstein foi detida por grupos paramilitares perto da fronteira com a 

Colômbia. Eles roubaram seus equipamentos, a espancaram e ameaçaram de morte. Depois de duas 

horas, ela foi liberada. 



Funcionários da Comissão Nacional de Telecomunicações estiveram por mais de três horas no 

Bloque de Armas, revisando Antenas Master e outros equipamentos. O canal Meridiano TV somente 

transmitia esportes, por isso não se descarta a possibilidade de retaliação pela linha editorial do 

Diario 2001. 

As tropas da GNB em Ureña roubaram Cleybor Saint John, cinegrafista da Agência AP. 

Tropas das unidades de segurança do Estado atacaram o hotel em que se hospedam as equipes de 

reportagem nacional e internacional em Ureña, no estado de Táchira. Lançaram bombas de gás 

lacrimogênio e quebraram os vidros das instalações. 

Alonso Centeno, cinegrafista da TV Venezuela e de vivoplaynet, foi alvo de paramilitares armados 

durante confrontos em San Antonio del Táchira. Nesta mesma ocorrência, roubaram a equipe da 

Venevisión. 

Tropas da Guarda Nacional roubaram a equipe da Telemundo que estava em Ureña, no estado de 

Táchira. Tiraram os materiais de segurança (coletes e máscaras) e os telefones celulares. 

Em 27 de fevereiro, a Comissão Nacional de Telecomunicações fechou a emissora Rumbera 947FM 

em Cojedes. 

Em 28 de fevereiro, a Comissão Nacional de Telecomunicações ordenou o fechamento e confisco 

dos equipamentos da emissora Tropical 99.7 FM em La Victoria, no estado de Aragua. Durante a 

batida policial, realizada por mais de 30 funcionários e sem um mandado judicial, foi fechado o 

centro comercial onde funciona a estação de rádio. 

Em 2 de março, o jornalista Mario Peláez, chefe de informações do diário El Caribazo, de Nueva 

Esparta, foi apresentado ao tribunal, acusado de crimes econômicos e terrorismo. Ele foi preso em 

27 de fevereiro ao cruzar a fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. 

Em 6 de março, tropas da DGCIM deram uma batida na residência do jornalista norte-americano 

Cody Well em Caracas. Ele foi detido e seu equipamento confiscado. O assistente do jornalista, o 

venezuelano Carlos Camacho, também foi detido pela DGCIM, após batida policial em sua 

residência, no centro de Caracas. Após 12 horas, Carlos foi libertado e Cody deportado. 

Morreu o jornalista e ativista Ali Dominguez, desaparecido desde 28 de fevereiro e encontrado no 

hospital Dr. Domingo Luciani com traumatismo craniano. As causas da sua morte são desconhecidas. 

Em 8 de março, especialistas em liberdade de expressão manifestaram seu alarme pela expansão 

dos mecanismos de censura. 

O Relator Especial das Nações Unidas sobre a liberdade de opinião e de expressão, David Kaye, e o 

Relator Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH, Edison Lanza, manifestaram o seu profundo 

alarme pelos mecanismos de censura e bloqueios de plataformas, redes sociais e meios de 

comunicação on-line, e também com as sérias restrições às coberturas jornalísticas, dispostos pelas 

autoridades da Venezuela. 

Em 9 de março, tropas da SEBIN, a bordo de uma caminhonete, apagaram as fotos e vídeos das 

equipes de reportagem que se encontravam na Av. Victoria, ponto de concentração final da 

passeata convocada por Guaidó em Caracas. 

Criminosos roubaram jornalistas de El Pitazo, enquanto estes faziam a cobertura da concentração 

governista na Avenida Libertador, em Caracas. Eles também roubaram os motociclistas que faziam a 

mobilização. Tiraram seus equipamentos de segurança. 



Em 10 de março, a Guarda Nacional Bolivariana deteve Heberlizeth González, uma repórter do portal 

Analitica, no estado de Carabobo. Apontaram uma arma contra ela, tiraram um dos celulares e 

bateram no seu motorista. 

Em 12 de março, a emissora Trujillo 102.5 FM, no estado de Trujillo, a única que funcionou durante o 

apagão nesse estado, sofreu um atentado com coquetel Molotov em sua usina de eletricidade, 

ficando fora do ar.Em 14 de março, os veículos das correspondentes da Globovisión e Venevisión no 

estado de Monagas, foram vandalizados intencionalmente para evitar a cobertura jornalística. 

O Programa Zurda Conducta, transmitido pelo canal governista Venezolana de Televisión, expõe e 

ameaça Melanio Escobar, jornalista e ativista de direitos humanos. 

Em 14 março, o jornalista polonês Tomasz Surdel, do diário Gazeta Wyborcza, foi detido e 

espancado por tropas da FAES que usavam balaclavas. Ele andava por Monte Bello, em Caracas, e 

estava no país há dois meses. 

Assassinaram a tiros Mario Casorla, repórter fotográfico do governo de Falcón, que trabalhou muitos 

anos no canal VeaTV de Coro, no estado de Falcón. Ele foi assaltado a poucos quarteirões da sua 

casa. Tiraram seu celular e uma saca com comida. 

Foi libertado o jornalista alemão Billy Six, após quatro meses de detenção. Foram impostas medidas 

cautelares, devendo ele se apresentar a cada 15 dias perante tribunais, além da proibição de fazer 

declarações à mídia sobre seu processo. 

Em 16 de março, confirmaram para a família de Rafael González a sua prisão no SEBIN em Helicoide. 

O 9º Tribunal de Controle não se considerou competente neste processo do González. 

Em 17 de março, dois homens e uma mulher armados vandalizaram a sede do El Informador 

Venezuela. Eles chutaram os portões e portas, derrubando todos os cartazes. 


